top of page

Resgate da Alma: Prática Xamânica de Cura.


Quem é um xamã? A origem da palavra é Siberiana, saman. E depois foi adaptada ao inglês, shaman- "aquele que está em conexão". Aquele ser que é guiado pela essência de seu espírito, sendo mulher ou homem. Uma pessoa sensível e que viaja por diversas realidades distintas. As práticas xamânicas, fora dos círculos tradicionais nativos, foram divulgadas, na década de 60, pelas obras de Carlos Castaneda, antropólogo, que relatou suas vivências com o xamã yaqui Juan Matus e Michael Harner.

“Temos indícios de práticas xamânicas existentes há 44 mil anos, desde a época do homem Neandertal. Seu início parte da descoberta do homem quanto ao mundo invisível, à magia da natureza, e a maior conexão com o sagrado, e os espíritos”. (Samuel Souza de Paula)

Sandra Ingerman, psicóloga que iniciou seus estudos com Michael Harner e autora do livro Resgate da Alma, diz: “Um xamã é um homem ou mulher que interage diretamente com os espíritos para tratar dos aspectos espirituais das doenças, realizar o resgate de almas, obter informações divinas”.

Visão Xamânica das Doenças

A doença é sempre desencadeada por uma desarmonia entre corpo, mente, emoções e espírito. Desta forma, Michael Harner apresenta três principais origens das doenças:

1. Perda ou Enfraquecimento do seu Animal de Poder(Poder Pessoal); 2. Intrusões Espirituais (Contaminação Energética Espiritual); 3. Perda da Alma.

Perda da Alma A palavra Alma deriva do latim anima, que refere-se ao princípio que dá movimento ao que é vivo, o que é animado ou que faz mover. Mas o que é alma no contexto xamânico?

É a nossa Essência, a Energia Vital (que nos dá vida). Tudo que existe tem sua própria essência espiritual. Quando qualquer criatura viva está totalmente integrada à sua força espiritual ou alma, ela irradiará energia. Qualquer criatura cujo espírito esta totalmente presente em seu corpo sentirá uma profunda ressonância com a energia da natureza vital que nos rodeia. Mas, quando uma criatura perde parte de sua essência espiritual, ocorre um profundo enfraquecimento e alienação do resto da criação.

A psicóloga, Jeanne Achterberg, escreveu: “A perda de Alma é considerada o mais grave diagnóstico da nomenclatura xamânica, sendo a causa das enfermidades e da morte. Mas nunca é mencionada nos modernos livros médicos ocidentais. Entretanto,

torna-se cada vez mais claro que o xamã chama de perde da alma- ou seja, um dano provocado no núcleo inviolável que é o ser essencial do individuo-efetivamente se manifesta como desespero, danos imunológicos, câncer e uma série de outras disfunções muito graves. Isso parece decorrer do insucesso de um relacionamento com entes queridos, da carreira ou outras ocorrências significativas”.

Prática Resgate da Alma

O Resgate da Alma é uma prática Xamânica antiga que tem como objetivo recuperar pedaços de Alma que foram perdidos devido a traumas, doenças, acidentes, enfim, situações que geram choque energético fazendo com que pedaços de Energia Vital se desloquem para outro tempo e espaço.

Neste processo de jornada xamânica, o xamã, através de seus instrumentos, poder pessoal e conexões com energias auxiliares, acessa, o passado em que houve a perda dos pedaços de Alma, identifica a energia vital a ser resgatada, e a redireciona para pessoa a ser curada. Tudo é realizado através de concentração, profundidade, devido ao estado alterado de consciência e ao som da mais profunda alegria para que a alma retorne a vida, em ambiente de celebração e cura, devido à reintegração da plenitude.

Após a prática de Terapia Xamânica, geralmente é realizada orientações de vida quanto aos cuidados, reflexões e mudanças de alguns padrões para que a energia vital seja preservada.

Após alguns anos realizando este Ritual repleto de presença essencial e terapêutica, eu como Fisioterapeuta, Formada em Medicina Tradicional Chinesa e as mais diversas técnicas Integrativas, digo: as terapias xamânicas trouxeram o movimento, a somatória necessária à complementação de tudo que já havia aprendido e observado, de resultados benéficos para cura, nos mais diversos níveis dentro das necessidades humanas. O Xamanismo trás a origem das doenças, como também é visto, na conexão com a natureza nas terapias orientais. Devolve o Poder Essencial para o resgate de si e dos próprios sonhos.

Resgatar a Alma é recuperar a Vida sem ter passado pelo abandono concreto do corpo. Viver sem sentir a energia vital no próprio corpo é sobreviver. Que todos VIVAM ! Estar presente, completo, trás a conexão com o divino existente em cada um. Emanando felicidade, saúde, paz, compaixão, gentileza e bondade na Terra.

Procurar por tags
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page